Elementos Espirituais do Muay Thai: Mongkon e Prajioud.


Mongkon e Prajied

Todos devem aprender e entender e praticar o uso adequado dos elementos
espirituais do Muay Thai.

São dois: mongkon e prajied.




Tradução literal de Mongkon: espírito santo, sorte e proteção.

Mongkon e Prajied. Originalmente o povo tailandês os usava como guerreiros; isto é,
quando os homens tailandeses foram à guerra para proteger sua nação, terra e família, o
mongkon usado na cabeça e o prajied usado nos braços davam força espiritual.


Mongkon é um objeto litúrgico em forma de cordão, utilizado pelos atletas de Muay Thai.

Exclusivo do muay thai, o mongkon é colocado na cabeça do lutador em busca de proteção antes dos combates.
Uma vez colocado na cabeça, parte do corpo considerada pelos tailandeses sagrada, este não pode jamais ser tocado pelo lutador que o carrega.
Somente o responsável ou um treinador da escola que o atleta frequenta, o pai ou alguém próximo ao lutador podem colocar e tirar o mongkon da cabeça deste, sendo que qualquer outra pessoa está impedida de sua posse.
Este objeto, é colocado quando o lutador se encontra no campo de batalha (ringue), sendo que só após a execução do wai kru e ram mauy, lutador e treinador fazem suas orações e o mongkon pode então ser retirado da cabeça do atleta.
Acredita-se que este objeto possui poderes divinos de proteção e sorte.

O Prajied 'prajiad pha' (braçadeira de pano)  é uma corda trançada de algodão que dentro é colocado um amuleto "Pra Krueng" (พระเครื่อง) e depois é passado um esparadrapo por cima do amuleto e do fio de algodão e novamente coberto com o mesmo fio.





Será usado em cada braço durante a luta de Muaythai.

Segundo os tailandeses, após benzê-lo e fazer alguns banhos com ervas sagradas, este objeto possui valores sagrados por forma a proteger o lutador, transmitindo-lhe sorte e proteção.

Na Tailândia o prajied é utilizado como proteção e não como graduação.

Eles usavam esses símbolos como símbolos espirituais, para se proteger, para a segurança e para voltar para casa vitoriosos.

Quando sentiam que estavam perdendo o mongkon durante a batalha, deslizavam para o pescoço como um símbolo para não perder a força espiritual.

Estes 2 símbolos espirituais eram recebidos apenas do monge e também eram feitos apenas pelos monges e com o manto dos monges de cor amarela.

Mais tarde, com o passar das gerações, quando Muay boran começou ser Muay kadd chuek, os combatentes usaram-no como um símbolo de proteção e segurança, tanto para eles quanto para seu oponente no ringue.

Hoje, na era do Muay Thai, os combatentes usam esses símbolos também.

Quando o Muay Thai começou, as únicas duas cores usadas eram vermelho e azul: vermelho para o canto vermelho e azul para o canto azul. O significado de vermelho em Muay Thai tradicional é um menino da cidade natal e o azul é uma visita.

Além disso, em partidas do campeonato, o campeão usa o vermelho e o desafiante usa o azul.

No período de Muay Thai, o mongkon e o prajied são apresentados por monges e/ou um
famoso Ajahn ou Kru.

Por famoso devemos entender bem conhecido e respeitado.

Além disso, o mongkon e o prajied são tradicionalmente feitos pelas mãos do Monge ou do Ajahn ou Kru.

Quando o lutador recebe o mongkon e prajied há uma bênção e cerimônia.

As palavras usadas ao colocar o mongkon e prajied são: “palang” (poder), “chaichana” (vitória) e “plodtpae” (segurança). "Plodtpae" também se refere à segurança para o adversário (mas não o poder e a vitória!).

Isso faz parte dos elementos tradicionais e espirituais do Muay Thai.

O mongkon e o prajioud não devem ser usados como sistemas de classificação ou para uso comercial em academias de ginástica.

Aqueles que não entendem ou sabem como se candidatar ou ainda não estão qualificados, não devem usá-los.

Quando se vê lutadores nas lutas profissionais e amadoras subindo ao ringue e tendo o símbolo de prajioud e mongkon, devemos sentir orgulho porque sabemos que o Muay Thai não é usado apenas para treinamento e lutando, mas que as pessoas também aceitam o espiritual, o belo e a cultura do povo tailandês.

Ame, respeite e acredite.




SIGNIFICADO de WAI KRU e RAM MUAY


A cerimónia wai kru (em tailandês: พิธีไหว้ครู, pronunciado wâːj kʰː) é um ritual tailandês em que as pessoas retribuem respeito as outras, com o propósito de expressar a sua gratidão e formalizar a relação entre ambas.



Frequentemente utilizado em escolas, o wai kru tem sido encarado como um importante rito nas tradicionais performances das artes marciais tailandesas, assim como na astrologia, massagens tailandesas e outras artes tradicionais da Tailândia; estudantes e performances de muay thai e krabi krabong, tal como em atuações de danças thai e musicas clássicas, onde é comumente empregado o ritual wai kru no início de cada performance como forma de pprestar  respeito e homenagem tanto aos seus professores como às divindades que frequentam as suas artes.


 ram muay é uma dança ritualística tailandesa, realizada no inicio que cada confronto de muay thai. 
Uma tradição desde há várias gerações, esta dança remonta desde o Reino de Ayutthaya, a qual acompanhada por uma música também característica dessa arte marcial, o Sarama. É comum que o ram muay seja precedido e acompanhado pelo wau kru, uma vez que ambos os rituais definem o retribuir de um homenagem e respeito aos seus treinadores, país, amigos e sobretudo ao apelo a uma ou mais figuras lendárias do muay thai, por forma a alcançarem proteção divina e sorte.



Ensinada apenas aos lutadores de muay thai, o ram muay é originalmente praticado com um tradicional objeto sagrado, o mongkon que é utilizado na cabeça do lutador até ao término do ram muay, para que a disputa tome início.
Em cada região da Tailândia é ensinada uma dança relativamente distinta, sendo que o ram muay define também o local de onde os lutadores são originários, assim como o representante da respectiva escola, ou seja, o seu professor (Kru).

A sua terminologia deriva das palavra tailandesas ram que significa dança e muay que significa luta, formando assim o termo ram muay.


O QUE SABER PARA TREINAR MUAY THAI.


O Muay Thai é uma arte marcial singular no desporto mundial.
Descubra o que necessita saber para treinar Muay Thai e deixe-se contagiar pela emoção e adrenalina.

O que é o Muay Thai

O Muay Thai é uma arte marcial de origem Tailandesa conhecida como Thai Boxe ou Boxe Tailandês e revela um método de combate corpo a corpo (full contact) muito agressivo.

É uma modalidade desportiva que utiliza quase todos os membros do corpo humano como armas de combate e o objetivo principal passa por colocar os adversários sem sentidos (KO técnico) ou procura levá-los à submissão/desistência.

É também uma arte que visa trabalhar a flexibilidade e a agilidade do corpo, de modo a que seja possível esquivar-se corretamente dos ataques dos adversários.

Trata-se do desporto nacional número um da Tailândia e foi criado pelo povo como um instrumento de defesa em tempos de guerra e tem como principal desígnio a obtenção de um bom estado geral de saúde.
O termo Muay Thai é uma palavra que deriva da combinação da palavra “Muay” que designa arte da luta com a palavra “Thai” que significa o povo e a cultura tailandesa.
Nesse sentido, Muay Thai é a arte da luta tailandesa e reflete os valores culturais de um povo que lutou pela sua sobrevivência.

As características principais do Muay Thai

O Muay Thai é conhecido mundialmente como “a arte das oito armas”, pois caracteriza-se pelo uso combinado da técnica e da força dos membros do corpo humano, nomeadamente: os dois punhos; os dois cotovelos; as duas canelas das pernas e os dois joelhos.

A juntar a estas “armas”, todos os praticantes têm um elevado nível de fitness e uma preparação física e mental invejáveis, o que faz do Muay Thai uma luta de full contact muito poderosa e eficaz.

O Muay Thai é assim um modo de estar na vida e a sua filosofia é uma paixão incondicional para todos os praticantes, pois auxilia-os na tomada das decisões mais difíceis e na resolução dos mais variados problemas.

As técnicas de combate aplicam-se somente em competição, pois este é um desporto que só pode ser usado como autodefesa e em última instância.

Um combate pode ser fatal, especialmente se o praticante não treinar apropriadamente.

O Muay Thai tem conquistado cada vez mais praticantes em todo o mundo e é tão popular na Tailândia quanto o futebol no Brasil, o que transforma a Tailândia na maior potência desportiva de Muay Thai do mundo.


As principais técnicas do Muay Thai

O Muay Thai é um desporto combativo de ataque e contra-ataque e a prova disso mesmo são as técnicas que são colocadas em prática pelos seus melhores executantes.

Das várias técnicas que existem no Muay Thai, distinguem-se as seguintes:

Os socos (Mhad)

Os socos do Muay Thai são parecidos com os socos do boxe e cada praticante pode ensaiar várias séries para surpreender os seus adversários.

Os socos mais utilizados são:

·         Jab: é um soco lançado com a mão que está à frente da guarda e tem como alvo o queixo do oponente;
·         Direto: é um soco lançado com a mão que está atrás da guarda e tem como alvo principal o queixo do adversário;
·         Cruzado: é um golpe utilizado a média distância e cruza a linha frontal da guarda do oponente;
·         Upper: é um golpe executado a média distância e é realizado de baixo para cima, tendo como alvo preferencial o queixo do adversário.

As cotoveladas (Sawk)

As cotoveladas são uma das técnicas mais utilizadas no Muay Thai e no Vale Tudo, pois o seu impacto é devastador.

São golpes impulsionados pelos quadris e são lançados de todas as direções possíveis.

Podem ser cotoveladas frontais, giratórias, ascendentes, descendentes e voadoras.

Normalmente, os golpes de cotovelo são utilizados quando a distância entre os lutadores é muito pequena.

Os pontapés (Dteh)

No Muay Thai, os pontapés são, por norma, aplicados com o pé ou com a canela.
Existem três formas distintas de pontapear um adversário:
·         O round kick ou pontapé circular: é a técnica mais utilizada no boxe tailandês e é conhecido como o “rei de todos os pontapés”. Ele pode ser aplicado na cabeça, coxa ou canela do adversário;
·         O front kick ou pontapé frontal: tem como função principal parar um ataque e preparar o lutador para um segundo golpe;
·         O spin back kick ou pontapé de remoinho traseiro: quando o lutador dá uma volta sobre si mesmo e acerta no adversário com o seu calcanhar.

As joelhadas (Khao)

As joelhadas são uma das técnicas mais eficazes e apreciadas por todos os praticantes de Muay Thai.
Elas podem ser aplicadas em diferentes partes do corpo. As mais utilizadas são:
·         kao dode: é quando o praticante salta para cima do adversário e com o joelho dá o golpe certeiro na perna do oponente;
·         kao loi: é quando o praticante salta para o lado com um pé e dá o golpe certeiro com o joelho nessa mesma perna;
·         kao tom: o lutador dá uma joelhada para cima em linha reta, acertando no adversário;
·         kao noi: é uma joelhada aplicada na coxa ou na barriga do adversário.

As defesas (Pongkan)

Os ombros, braços e pernas (canelas) são utilizados no Muay Thai como um “escudo protetor”, pois são estes os membros que aparam os golpes dos adversários e obstruem as suas técnicas principais.
É por isso que a defesa é um dos melhores ataques e quanto melhor for a defesa de um praticante, maiores serão as suas probabilidades de se sagrar vencedor de um determinado duelo e/ou competição.

O clinch

O clinch é uma técnica específica que ajuda a prender o pescoço ou o corpo de um adversário.
A sua execução passa por apertar uma zona sensível do corpo do oponente (normalmente o pescoço) com o intuito de o levar ao tapete ou à desistência.
Cada praticante pode realizar um clinch com cotoveladas e joelhadas para fragilizar ainda mais o seu adversário.
O Muay Thai é, sem dúvida, uma arte marcial que visa demonstrar a força e a resistência física dos mais fortes e reúne em si um conjunto de técnicas únicas e precisas que atraem milhares de praticantes em todo o mundo.

DICA DO DIA - KEFIR


O kefir tem feito um enorme sucesso nos últimos anos e não é pra menos: sua história cheia de misticismo agrada a todos, dizendo que ele foi um presente dos deuses para manter a saúde e a felicidade dos homens. E, embora ela possa ser apenas um mito, a grande verdade é que os benefícios do kefir de água ou do Kefir de Leite são inúmeros e garantem o seu status de enviados dos céus. No artigo de hoje, vamos contar um pouco mais sobre o Kefir e entender melhor quais são as suas tão famosas propriedades para a saúde. Confira!

O que é o Kefir?


O kefir nada mais é que uma bebida fermentada, ou seja, ela é composta por organismos vivos e bactérias que são benéficas para a saúde do nosso corpo de forma geral. Hoje temos inúmeras formas de obter essa fermentação, seja através do leite ou mesmo através da água com açúcar mascavo – que iremos apresentar melhor neste artigo. Em suma, é necessário ter os primeiros grãos para começar a produzir na sua casa. Como diz a história original, os deuses entregaram um punhado desses tais grãos aos homens, que daí puderam multiplicá-los e espalhar todos os seus benefícios.
A fermentação é infinita, fazendo com que seja possível ter Kefir por tempo indeterminado, desde que as regras de higiene e armazenamento sejam mantidas. É por esse motivo que você não terá grandes dificuldade de encontrar os grãos originais que irão dar origem à sua própria colônia: eles costumam ser doados com muita facilidade por quem os cultiva, assim como manda a tradição.
Neste artigo, iremos explicar quais são os benefícios do kefir de água, que é um dos mais utilizados pelos veganos.

Os principais Benefícios do Kefir de Água


Agora que ficou claro como cultivar sua colônia em casa, vamos entender melhor benefícios do kefir de água para a saúde. Em geral, ele tem os mesmos Benefícios que o Kefir de Leite, pois também trata-se de bactérias benéficas. Porém, vamos ressaltar o que elas trazem de bom para o organismos especificamente:
Proteção do sistema digestivo: As bactérias presentes no kefir de água são probióticas e uma das mais potentes já vistas – inclusive mais do que as que estão presentes em iogurtes comuns. Elas são capazes de inibir o crescimento de outras bactérias no corpo, como as que são responsáveis pelo aparecimento de úlceras e gastrites fortes. O kefir de água também ajuda a liberar toxinas do organismo, otimizando a função do intestino e prevenindo prisões de ventre e até diarreias.
Efeito anti-inflamatório: Dentre os benefícios do kefir de água, temos que citar suas propriedades anti-inflamatórias, que protegem o corpo de todo tipo de problema, seja ele respiratório ou mesmo arterial, como o excesso de gordura no sangue e veias essenciais. Além disso, o kefir de água também tem sido considerado um verdadeiro aliado na luta contra o câncer: estudos indicam que o consumo desse tipo de ingrediente diminui as chances de avanço da doença e aumentam a sobrevida do paciente.

Benefícios do Kefir de Água para o emagrecimento


Mais do que melhorar a saúde em geral, os benefícios do kefir de água podem ser sentidos por quem deseja perder peso. Além de ser pouco calórico, o kefir de água ainda tem mais alguns pontos a favor quando o assunto é emagrecimento. São eles:
Menos vontade de comer doces: Há uma associação bastante intensa entre o consumo de kefir de água e  perda de vontade de comer doces em excesso. Isso pode ser excelente para quem precisa perder peso e não consegue abrir mão das barras de chocolate, por exemplo.
Menos fome em geral: Além da diminuição da vontade de comer doces, os benefícios do kefir de água se refletem também na saciedade em geral. Pessoas que comem alimentos que tem o ingrediente como base costumam ingerir menos calorias durante o dia e conseguem se manter saciados por muito mais tempo que as demais. Isso acontece porque o Kefir é rico em probióticos, que ajudam a dar essa sensação ao longo do dia.
Regulagem do sono e da ansiedade: Outro fator importante quando falamos do kefir de água é o seu efeito calmante. Por diminuir os níveis de ansiedade e aumentar a capacidade de dormir bem à noite, as chances de um programa de emagrecimento funcionar melhor com a ajuda de alimentos com base no kefir são enormes. Além disso, essa diminuição na ansiedade faz com que seja possível lidar melhor com problemas como a compulsão alimentar – que é comum entre indivíduos com dificuldade para perder peso.
Todos esses fatores juntos fazem do kefir de água um excelente aliado no emagrecimento e um ótimo ingrediente para diversas receitas saudáveis e saborosas. Agora que você já se convenceu do quanto ele pode te ajudar, vamos apresentar uma forma simples de preparo logo abaixo!

Onde encontrar o Kefir de Água?


O kefir tem como principal característica sua proliferação rápida e acentuada. Por este motivo, é comum que muitas pessoas doem seus grão e ajudem vizinhos e interessados em cultivá-los em casa. Nossa dica é procurar em sites ou em grupos do Facebook por região: é bem simples encontrar e aproveitar todos os benefícios do kefir. Se infelizmente sua cidade é de difícil acesso e ainda não há ninguém próximo que tenha os grãos para doar, você pode optar por lojas online. Cuidado apenas com a procedência e pesquise antes de comprar.

Modo de Preparo do Kefir de Água


INGREDIENTES

·         2 colheres de sopa de grão de Kefir de Água
·         1 litro de água filtrada (ela deve estar em temperatura ambiente para facilitar o processo)
·         1 colher de sopa de açúcar mascavo

MODO DE PREPARO

1.    Em um pote de vidro, coloque 1 litro de água filtrada em temperatura ambiente
2.    Adicione as duas colheres de sopa de kefir de água
3.    Adicione 1 colher de sopa de açúcar mascavo
4.    Com uma colher de pau, misture bem. É importante que acolher seja de pau ou de plástico para não matar os micro-organismos
5.    Deixe fermentar por 24 horas ou 12 horas, no mínimo e 48 horas no máximo
6.    Coe o Kefir de água depois da fermentação. Ele pode ser usado para diversas receitas como iogurtes e queijos
7.    Coloque o kefir coado na geladeira e está pronto para consumo da forma que você desejar

Rendimento: O kefir de água pode ser refermentado quantas vezes você desejar, assim como o Kefir de Leite, por isso, a dica é sempre doar os que sobrarem na sua cozinha. O rendimento inicial é de um pote grande de kefir, cerca de 200 ml.