Conheça o Phuang Malai e sua importância dentro do Muaythai
O phuang malai não é um total desconhecido, pois é muito utilizado dentro do muaythai profissional. Mas seu uso infelizmente é pouco explicado para seus praticantes. chama a atenção por sua beleza. Lutadores utilizam esse adorno desde os períodos de guerra.
O Muaythai contém em sua raiz uma cultura milenar, não apenas de guerra, mas de crenças e fé. Muitos aspectos foram incorporados com o tempo a Arte Marcial devido à influência da crença budista que representa hoje mais de 90% da população.
O Phuang Malai segue essa mesma tradição, ele é um arranjo de flores, normalmente de Jasmim oferecido ao Nak Muay como forma de amuleto de boa sorte.
As flores formam uma guirlanda para que o lutador possa usar em volta do pescoço como símbolo de proteção.
Diz a tradição que seu uso começou no reino do Rei Rama V, as mulheres da corte passavam horas moldando as flores para esse formato, usado para cerimônias e festividades como forma de trazer boa sorte.
Na tradição Budista, as flores simbolizam a vida, a morte e a volatilidade da existência, conceitos básicos da doutrina. Hoje você encontra Phuang Malais por toda a Tailândia, em templos, ruas, portões e barracas de vendas.
Atualmente o adorno de flores é oferecido por apostadores dentro dos estádios aos lutadores como símbolo de boa sorte. E claro, um aviso discreto sobre quanto dinheiro está envolvido naquela luta.
Junto com o MongKon, ele faz parte da apresentação de um Nak Muay para lutar.