Mongkon



mongkon refere-se a uma coroa usada pelos lutadores quando entram no ringue.
Este objeto sagrado é tradicionalmente benzido em sete mosteiros budistas, sendo colocado na cabeça do lutador antes do mesmo entrar no ringue de combate e, naturalmente, de serem executados os rituais wai kru e ram muay.
mongkon pertence ao mestre e ao campo de treino do lutador.
Todos os atletas de determinado campo utilizam o mesmo mongkon.
Este é colocado na cabeça do lutador antes do mesmo se deslocar para o ringue, precedido de uma breve oração, que se acredita que protegerá o lutador de graves lesões, sendo que expulsará os espíritos negativos da área de combate.
Por fim, o sagrado objeto é removido do lutador quando este termina uma série de movimentos sequenciais que completam o wai kru e o ram muay.
A colocação e remoção do mongkon é executada, geralmente, pelo treinador do ginásio, contudo pode também ser efectuada pelo pai do lutador ou alguém bastante próximo do mesmo.
mongkon é único para cada campo.
Este objeto purificado permite que, através da sua posição e formato, seja possível distinguir o respectivo local da Tailândia de onde o atleta é proveniente.
No passado, caso a parte de trás do mongkon estivesse apontada para cima, significava que o lutador era originário do norte da Tailândia.
Uma vez que a parte de trás estivesse apontada para baixo, então o mesmo pertencia ao sul do país.
Adicionalmente, se a extremidade posterior estivesse apontada para trás, então o atleta pertencia à zona centro da Tailândia.
Outrora, os lutadores estavam deveras interditos de transportar ou colocar em si mesmos este objeto.
Contudo, é hoje comum que o mongkon seja já segurado pelos atletas, sobretudo no ocidente.
Como peça sagrada, e de acordo com as tradições budistas, o mongkon é sempre guardado acima da cabeça de todos na sua presença e nunca é suposto que o mesmo toque o solo.





Muay thai feminino: os mitos e verdades sobre mulheres no muay thai

Com a popularização desta arte marcial, cada vez mais mulheres estão ficando adeptas do muay thai. A verdade é que, além de um ótimo estilo de luta, o muay thai também é um forte aliado para manter o corpo definido e perder algumas calorias. Mas não se engane: há alguns mitos e verdades por aí. Vamos a eles:

Muay thai emagrece?
Muitas mulheres começam a praticar muay thai na esperança de perder peso.
A aula de muay thai começa com muito aquecimento aeróbico - polichinelos, apoios, abdominais, corridas, agachamentos, etc - e, como qualquer atividade aeróbica, queima calorias - estima-se uma perda de 800 a 1000 calorias por treino! Então, sim, muay thai "emagrece". Mas lembre-se que, além de queimar calorias, ele também fortalece os músculos, o que quer dizer que você pode estar queimando gorduras e substituindo por músculos, o que não reflete necessariamente no visor da balança, ok?

Quer um exemplo de que o muay thai é ótimo para o corpo? Observe a atriz Gina Carano, praticante de muay thai:

Gina Carano - créditos: MMAjunkie.com

Outro fator importante para perder algumas gordurinhas e "emagrecer" fazendo muay thai é a alimentação: de nada adianta queimar calorias no treino e, logo após, jantar uma pizza e tomar cerveja, certo? O segredo da alimentação para prática do muay thai, seja o foco perda de pesa ou se tornar profissional, é ter uma alimentação balanceada, incluindo vegetais, legumes, frutas, carboidratos e proteínas.

O que comer antes do treino de muay thai?
Nada de refeições pesadas antes do treino de muay thai! Coma sempre - eu disse sempre! - um bom lanche de 30 a 60 minutos antes da aula. Um sanduíche leve pode cumprir bem o papel. Repito: coma sempre antes do treino. É importante para você ter energias para queimar. Caso não coma, seu corpo vai buscar energias de outra forma, o que fará com que você fique fraca e até passe mal. Não corra esse risco.

Quais os benefícios do muay thai para as mulheres?
Os benefícios do muay thai feminino são muitos. Alguns exemplos:
- Condicionamento físico - nada de ficar sem ar ao subir alguns degraus de escada :)
- Músculos mais definidos - além de queimar calorias, você também trabalha muitos músculos do corpo com chutes, socos, joelhadas e cotoveladas, além do aquecimento aeróbico.
- Melhores reflexos e coordenação motora - você trabalhará sua coordenação e equilíbrio nos treinos, o que, aos poucos, se refletirá em todas as suas atividades.
- Acelera o metabolismo - como toda atividade física intensa.
- Alta queima calórica - como explicado acima.
- Melhoria na flexibilidade - afinal você vai trabalhar os músculos de todas as formas, inclusive sua elasticidade para alcançar cada vez chutes mais altos.