Muay thai emagrece?
Muitas mulheres começam a praticar muay thai na esperança de perder peso.
A aula de muay thai começa com muito aquecimento aeróbico - polichinelos, apoios, abdominais, corridas, agachamentos, etc - e, como qualquer atividade aeróbica, queima calorias - estima-se uma perda de 800 a 1000 calorias por treino! Então, sim, muay thai "emagrece". Mas lembre-se que, além de queimar calorias, ele também fortalece os músculos, o que quer dizer que você pode estar queimando gorduras e substituindo por músculos, o que não reflete necessariamente no visor da balança, ok?
Quer um exemplo de que o muay thai é ótimo para o corpo? Observe a atriz Gina Carano, praticante de muay thai:
Gina Carano - créditos: MMAjunkie.com |
Outro fator importante para perder algumas gordurinhas e "emagrecer" fazendo muay thai é a alimentação: de nada adianta queimar calorias no treino e, logo após, jantar uma pizza e tomar cerveja, certo? O segredo da alimentação para prática do muay thai, seja o foco perda de pesa ou se tornar profissional, é ter uma alimentação balanceada, incluindo vegetais, legumes, frutas, carboidratos e proteínas.
O que comer antes do treino de muay thai?
Nada de refeições pesadas antes do treino de muay thai! Coma sempre - eu disse sempre! - um bom lanche de 30 a 60 minutos antes da aula. Um sanduíche leve pode cumprir bem o papel. Repito: coma sempre antes do treino. É importante para você ter energias para queimar. Caso não coma, seu corpo vai buscar energias de outra forma, o que fará com que você fique fraca e até passe mal. Não corra esse risco.
Quais os benefícios do muay thai para as mulheres?
Os benefícios do muay thai feminino são muitos. Alguns exemplos:
- Condicionamento físico - nada de ficar sem ar ao subir alguns degraus de escada :)
- Músculos mais definidos - além de queimar calorias, você também trabalha muitos músculos do corpo com chutes, socos, joelhadas e cotoveladas, além do aquecimento aeróbico.
- Melhores reflexos e coordenação motora - você trabalhará sua coordenação e equilíbrio nos treinos, o que, aos poucos, se refletirá em todas as suas atividades.
- Acelera o metabolismo - como toda atividade física intensa.
- Alta queima calórica - como explicado acima.
- Melhoria na flexibilidade - afinal você vai trabalhar os músculos de todas as formas, inclusive sua elasticidade para alcançar cada vez chutes mais altos.